Vetor e Bitmaps

vetor-bitmap.grafica.dc

Vetor e Bitmaps

As diferenças entre arquivos Vetor e Bitmaps

Muitas vezes existe uma grande confusão nas diferenças entre Bitmap e Vetor neste artigo iremos mostrar as diferenças entre essas duas técnicas bastante diferentes, e suas aplicações   para a criação, armazenamento e processamento de imagens de computador: gráficos de bitmap e gráficos vetoriais. 

Bitmaps

Bitmaps são imagens formada por pixels. Mas o que seria um Pixel ? Um pixel nada mais é do que um ponto em seu monitor, pequenos e com cores e brilhos variados. Indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Os arquivos Bitmaps por serem formados dispondo a imagem pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofrerão distorções consideráveis, e assim cada ponto será transformado em blocos maiores para compor a imagem maior.

Ilustrações de bitmaps podem ser, por exemplo, fotos de natureza. Estas imagens possuem transição de tons de forma sutil e muitas vezes são compostas por milhares de cores. A dificuldade em trabalhar com os gráficos bitmap é que, ao ampliá-los, ocorrerá a perda de definição e uma grande diminuição de qualidade, sendo assim a ampliação das imagens os pixels serão evidentes

bitmaps

 

Os pixels também são utilizados para exibir imagens nos monitores e suas dimensões de impressão serão definidas pelos DPIs (dots per inch).

Saiba mais neste vídeo

 

Imagens preparadas para impressão comercial de alta qualidade devem ser  preparadas em 300 DPI para formatos até o A3 (medida 297mm x 420mm), ja para imagens muito grandes por exemplo, o formato A1 (medida 594mm x 841mm) podem ser com aproximadamente 150 DPIs. neste caso, não há necessidade de fechar arquivos com resolução superior a 300 DPI, já que uma resolução maior não ira proporcionar melhorias na qualidade de saída do impresso.

 

Vetores, o que são?

Vetores, nada mais são que imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. O que muda então de Vetores para Bitmap? Ambos são imagens? Se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho varias vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Contudo com o bitmap isso não ocorre ele perde qualidade e os quadrados ficam embasados. Sendo assim, a Grande diferença entre Bitmap X Vetor é a capacidade de transformação.

vetor.graficadc.graficas.sp.mogi.das.cruzes.sp

 

Os gráficos vetoriais geralmente são criados em aplicativos como o Adobe Illustrator ou Corel Draw. Estes não têm um DPI  como uma imagem bitmap e podem ser redimensionados em qualquer tamanho sem perder a qualidade. Formatos de arquivos comuns para os gráficos vetoriais são EPS, CDR e AI.

Quando usar um Vetor e quando usar Bitmap?

 

Quando usar um Vetor? Os gráficos vetoriais são utilizados em criações de artes para revistas, folderes, logo de uma empresa etc.  Com a ferramenta de ilustração vetorial cria-se o croqui que mais tarde será trabalhado em programas de edição bitmaps, para aplicação de detalhes, podendo elaborar a vida do mesmo

 

Os Bitmaps  são amplamente utilizados em fotos, Web, impressões, CD-ROMS, Games, e outras variações mas sempre observando a questão da exigência de qualidade para cada peça em DPIs , como ja foi exemplificado

VectorxBitmap.grafica.dc.graficasp.mogi.das.cruzes.sp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>